O mercado de trabalho dos Estados Unidos passou por grandes transformações nas últimas décadas, com destaque para o aumento da participação de estrangeiros na composição da força de trabalho e, consequentemente, da população ocupada.
O gráfico desta semana mostra como esse fenômeno se acentuou a partir da segunda metade de 2021, quando o relaxamento das medidas sanitárias e a recuperação do crescimento econômico impulsionaram a demanda por trabalho, comprimida durante a pandemia de Covid-19. Como resultado, o percentual de estrangeiros na força de trabalho (linha laranja no gráfico) subiu para cerca de 19%, ante aproximadamente 15% em 2017, segundo dados do U.S. Bureau of Labor Statistics.
O crescimento adicional da oferta de trabalho, proporcionado pela imigração, minimizou o impacto inflacionário provocado pelo crescimento acelerado do país nos últimos anos. Entretanto, a queda recente no fluxo de imigrantes (associada às políticas imigratórias mais rígidas do governo de Donald Trump) pode reverter essa tendência, impondo restrições ao crescimento potencial e elevando pressões salariais.
View of the Week é uma série semanal da Turim que, a partir de um gráfico, apresenta análises e reflexões sobre diversos tópicos relacionados à gestão de patrimônio, mercados, economia, história e tendências.
Agradecemos a leitura!
Alguma sugestão? Quer entrar em contato conosco? Nos envie um e-mail em contato@turimbr.com