Visão Turim
Um encontro mensal com nosso time sobre mercados e estratégias
O webinar Visão Turim de outubro contou com a participação de Fernando Verboonen, CIO da Turim, João Mello, portfolio manager da Turim, e Thiago Campos, economista da Turim, em uma conversa sobre os desdobramentos da economia global e seus impactos sobre os mercados.
Nos #Estados Unidos, o Federal Reserve retomou o ciclo de cortes de juros, reduzindo a taxa básica em 25 pontos-base (para o intervalo entre 4% e 4,25% a.a., conforme o esperado) e sinalizando mais dois cortes até o fim do ano. A decisão refletiu ajustes no balanço de riscos, diante da moderação no mercado de trabalho, apesar das revisões nas expectativas do comitê indicarem mais crescimento e menos desemprego no ano que vem.
O mercado de juros espera mais cortes no ano que vem do que os membros do FOMC, precificando uma taxa terminal próxima de 3% ao final de 2026. Já para a ponta longa, o risco é que o ciclo de flexibilização monetária não seja o fator predominante, o que pode levar a um aumento de inclinação na curva.
A maioria dos índices globais de ações seguiu entregando performance positiva em setembro, com destaque para mercados emergentes, que subiram em torno de 7% no mês. Nos Estados Unidos, os principais índices também seguiram em alta, com grande parte da performance explicada por ações de tecnologia, bem capturadas nas altas do Nasdaq Composite (5,6%) e das Magnificent 7 (6,8%). Entretanto, a contínua valorização das ações de tecnologia demanda cautela, diante de possíveis excessos nos preços.
No #Brasil, o Real registrou mais um mês de valorização, em linha com a performance de outras moedas semelhantes. Os principais índices de ações também performaram bem no mês, em linha com os mercados globais. Por outro lado, o mercado de juros caminhou na direção oposta, o que pode ser um reflexo melhor da dinâmica específica do país, imersa em grande incerteza fiscal, particularmente associada a novas medidas avaliadas pelo governo que podem impactar a dinâmica das contas públicas.