Visão Turim
Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias
O Simpósio de Jackson Hole, que reuniu grandes nomes da política monetária global, os dados mais recentes do mercado de trabalho e a atividade econômica nos Estados Unidos foram destaques do Visão Turim deste mês.
O discurso de Powell em Jackson Hole manteve um tom razoavelmente hawkish, ressaltando que irá levar em consideração a totalidade dos dados econômicos e a evolução do balanço de riscos ao optar por gerar um aperto adicional ou manter a taxa de juros estável na próxima reunião do Fed.
Já no mercado de trabalho norte-americano, os dados mais recentes mostraram moderação expressiva, destacando a queda no número de vagas abertas e a forte alta da taxa de desemprego. Somam-se a isso, a deterioração do crédito ao consumidor e o fim do estoque de poupança excedente acumulado ao longo da pandemia, que corroboram para um cenário de possível desaceleração da economia nos Estados Unidos.
Já no Brasil, o PIB surpreendeu novamente, subindo mais que o esperado no segundo trimestre. O resultado forte veio a despeito de uma correção no setor agropecuário (-0,9%), que havia crescido mais de 20% no 1º trimestre de 2023. Agora, o principal desafio para o país será conciliar o orçamento de 2024 com a nova regra fiscal.
Participaram do webinar Gustavo Marini, Fundador e Presidente do Conselho da Turim; Fernando Verboonen, CIO (Chief Investment Officer) da Turim, Thiago Campos, Economista da Turim, e Rodrigo Louro, CEO da Turim UK e Head of Research.