Visão Turim
Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias
Apesar da proximidade, as eleições brasileiras ainda não são o principal fator a impactar os mercados no país. É o que explica o nosso co-CEO Leonardo Martins Moraes, no webinar Visão Turim de 14/09/2022.
Segundo Leonardo, os principais condutores do mercado continuam sendo fatores globais, relacionados à incerteza sobre os rumos da inflação mundial, que seguem em alta.
“Além disso, lidamos com diversas preocupações em relação ao mercado imobiliário chinês e com a guerra na Europa, especialmente com o governo russo usando a oferta de gás como forma de pressionar os países a diminuírem as sanções. É esse cenário muito desafiador que segue ditando a volatilidade dos mercados”, avalia Martins.
Durante a conversa, o economista Thiago Campos chamou atenção para o movimento global de desaceleração das economias, mas destacou que houve um alívio das pressões sobre as cadeias produtivas internacionais. Ele destacou ainda o papel do Federal Reserve, banco central norte-americano, que segue com o desafio de desinflacionar a economia, diante de um risco crescente de gerar uma recessão.
No Brasil, o PIB do segundo semestre surpreendeu positivamente, mas de acordo com a análise do nosso especialista, as expectativas do Relatório Focus vis-à-vis ao carrego estatístico indicam alguma desaceleração no segundo semestre.
“O mercado acredita que, na segunda metade do ano, pode haver um recuo da atividade, como consequência sobretudo dos efeitos defasados da política monetária”, explicou Campos.
O webinar contou também com as participações do nosso CIO, Fernando Verboonen, e de Rodrigo Louro, CEO da Turim UK.